BANDAS DE CONGO
BANDA DE CONGO – SÃO SEBASTIÃO E SÃO BENEDITO
A banda de congo São Sebastião e São Benedito é uma das mais antigas da sede do município. Sua geração descende de diversos mestres como: Sergio dos Reis (in memorian), Aroldo Silva, Vitalino da Silva Cunha, Carlos Roberto da Silva Cunha, Agnaldo da Silva Cunha e por fim passou a ser comandada desde 2013 por uma geração de jovens que já freqüentavam o Congo e assumiram o grupo e se revezam no apito até conseguirem firmar um desses no ofício de mestre. A Banda de congo São Sebastião e São Benedito é uma das anfitriãs dos Tradicionais Festejos a São Sebastião e São Benedito em Fundão. O tradicional festejo ocorre nas segunda e terceira semana do mês de janeiro e é marcado pelo Encontro Regional de Bandas de Congo no apogeu dos Festejos na celebração do Ritual da Puxada do navio e Fincada do mastro. Neste dia as ruas da cidade de Fundão são tomadas de devotos, simpatizantes desfilando fé, tradição, memória e alegria pelas ruas da cidade.
A banda de congo já participou de diversos eventos, dentre os mais importantes estão: Os festejos a Caboclo Bernardo em Regência Augusta (Linhares), desfile da Identidade Capixaba (Vitoria/ES), Desfile de Bandas de congo em Roda D’água – (Cariacica) e o Encontro de bandas de congo no Convento de Nossa Senhora da Penha – Vila Velha.
A banda de congo São Sebastião e São Benedito através desta geração mantém viva o som dos tambores que nos remete a uma geração de Mestres, Congueiros, Casaqueiros e rainhas que marcaram a história do congo em Fundão.
BANDA DE CONGO – BANDEIRA 1
A Banda de congo Bandeira 1, localizada na rua Euclides Barcelos, é uma das mais importantes Bandas de Congo do município de Fundão. O grupo segundo depoimentos surge em Fundão dos índios, povoado onde há registros dos primeiros festejos com bandas de congo no início da colonização do município, ainda antes de sua emancipação. Dada a migração de famílias de Fundão dos índios para Timbui no início do século XX, os integrantes mantêm a manifestação da congada no distrito. A banda realiza os Tradicionais Festejos a São Benedito e São Sebastião em Timbui, abrindo o calendário de eventos da cultura Popular. A banda teve diversos Mestres em sua Trajetória sendo estes: Jacó Lagharsse, José Noel, João Benedito Lagharsse (Dango), Antonio Freitas, todos in memorian. Da mesma forma duas importantes patronas elevaram o grupo culturalmente e são de muita importância na sua constituição histórica, são Verônica da Vitoria Vieira (Dona Peronia) e Maria Benedita da Vitoria Vieira (dita) ambas – in memorian. Atualmente a banda é comandada pelo Mestre Manoel Benedito lima cuja trajetória no grupo lhe rendeu prêmio de Mestre Amorjo do Folclore Capixaba. A banda de congo Bandeira 1 é anfitriã dos Tradicionais Festejos de São Benedito em Timbui – Encontro Regional de bandas de congo evento que ocorre no apogeu dos festejos no dia 1º de janeiro. A banda de congo Bandeira 1 é presença marcante em diversos festejos como o Encontro de bandas de congo nos festejos ao Herói Caboclo Bernardo em Regência Augusta – Linhares, no carnaval de congo de Roda d’água em Cariacica e no Encontro da identidade Capixaba. A banda possui cerca de vinte componentes e é coordenada pelos irmãos: Dion Kenedes Pereira e Diana Aparecida Pereira, rainha que carrega a Bandeira da Banda de congo cuja força e tradição a torna uma das mais belas bandas de congo de nosso cenário cultural.
BANDA DE CONGO KONFOGO
Banda de congo criada no início deste século, no mesmo local onde no início do século passado Orêncio Rodrigues também comandava uma Banda de congo. O fato significativo é que de forma muito espontânea a comunidade da rua Coronel Hermínio (vulgo Rua do fogo) na cidade de Fundão abraça a criação deste grupo mesmo sem conhecer o antigo mestre. A Banda de congo Konfogo foi uma das últimas bandas dentre estás que estão na Associação a fazer parte da mesma; A banda é uma das anfitriãs dos Tradicionais Festejos a São Sebastião e São Benedito – Encontro Regional de Bandas de congo em Fundão. Já passou pelo grupo mestre como Aroldo Silva e atualmente Carlos Roberto da Silva Cunha (Carlinhos) comanda o apito. O mestre Carlinhos é discípulo do Mestre Aroldo Silva.
A banda de congo já participou de diversos eventos, dentre os mais importantes estão: Os festejos a Caboclo Bernardo em Regência Augusta (Linhares), Festa de São Benedito em Aparecida São Paulo, Desfile da Identidade Capixaba (Vitoria/ES), Desfile de Bandas de Congo em Roda D’água – (Cariacica) e o Encontro de bandas de congo no Convento de Nossa Senhora da Penha – Vila Velha.
A Konfogo cumpre mais do que os rituais de Festejos. A mesma mantém viva o legado da Tradição e da memória deixada pelo honroso Mestre Orêncio Rodrigues na também tradicional Rua do fogo.
BANDA DE CONGO MIRIM SÃO BENEDITO – TIMBUÍ/FUNDÃO
Entre as décadas de 1970 e 1980 surgia uma importante iniciativa para preservação e fomento do congo em Timbui, distrito de Fundão. A banda de congo mirim São Benedito uma das mais antigas do ES
A idéia surgiu com o morador Sr. Floriano Médici (in memoriam) que, vendo crianças pegando latas de leite em pó e óleo de soja, entre outros materiais, para tocar como se fosse tambor teve a idéia de criar uma banda de congo mirim. Então sugeriu a Mestra Maria Benedita da Vitoria (in memoriam), rainha da banda de congo Bandeira 1 e sua Mãe Verônica da Vitoria Vieira matriarca e também rainha do congo adulto para formar a banda de congo. A banda formou diversos congueiros na Rua Euclides Barcelos, vulgo (Buraco quente), se transformando numa das maiores ações de Fomento na formação cultural do município. Essas formações fortaleceram a banda de congo Bandeira I. A banda de congo mirim São Benedito recebeu essa denominação pela sua coordenadora Dona Benedita (dita), que após o falecimento de Perônia conduziu a banda até o ano de 2012, formando rainhas, congueiros, casaqueiros e mestres durante esses quarenta anos de sua existência. A banda de congo mirim São Benedito participa de diversos eventos, como a vista a Bandeira, um dos ritos dos festejos de São Benedito em Timbui. Externamente o grupo participa do encontro de Bandas de congo mirim em Serra ES, do encontro de bandas de congo em Regência Augusta na festa do caboclo Bernardo, em eventos cívicos e na universidade Federal do ES. Suas integrantes participaram de uma exposição fotográfica realizada pela Pró reitoria de extensão da UFES. O grupo é uma importante frente de resistência na manutenção das tradições do congo no município de Fundão.