Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião – Timbuí

Considerado um dos eventos mais importante da Cultura Popular do município de Fundão e um dos maiores com bandas de congo realizado no ES, o encontro Regional de Bandas é um evento incorporado aos Tradicionais Festejos a São Sebastião e São Benedito em Timbui, Fundão e Três Barras. O evento acontece no Ritual da Puxada do navio e Fincada do Mastro, quando as bandas de congos anfitriãs dos festejos e filiadas a Associação das Bandas de Congo de Fundão recebem as bandas de congo de diversas cidades do ES. A cidade de Fundão sempre recebeu bandas de congo vinda de outros municípios para suas festas, entretanto no ano de 2001, o então diretor de cultura do município, após diagnosticar diversas agressões ao patrimônio imaterial da cultura, resolveu chamar a atenção dos grupos locais e da comunidade Fundãoensse para salvaguardar essa riqueza de nossa cultura Popular. O evento acabou sendo um marco na cidade. No primeiro evento Fabio Samora reuniu cerca de vinte bandas de congo, apesar dos problemas, o som em profusão chamou a atenção das autoridades municipais e da comunidade e o debate se abriu em defesa das tradições, memórias e identidade do nosso Município. Em 2004, no intuito desta defesa e preservação das bandas de congo local e dos festejos cria-se a Associação das bandas de congo de Fundão. Juntou-se a Fabio Samora a cidadã Lucia de Fátima Barbosa Netto, que se tornou uma ativista cultural do congo com trabalhos relevantes pela cultura. Esposa do festeiro João Benedito Palauro Netto, Fátima tornou-se uma importante produtora dos Encontros Regionais de Banda de Congo, que passou nos anos seguintes a ser realizado em Timbui e nos últimos anos também em Três Barras.

Grandes Mestres da cultura Popular do Espírito Santo desfilaram nas ruas de Fundão e Timbui, dentre estes nomes marcantes e inesquecíveis como: Domingos Ramos (Banda de congo São Bendito do Rosário de Pitanga – Serra), Alexandre Sizenando (Banda de congo – São Benedito Tupiniquim – Aldeia Caieiras velha) Reginaldo Salles (Banda de congo Amores da lua), Professor José Carlos (Banda de congo Konschaça), Astrogilda Ribeiro (Banda de congo São Benedito do Rosário – Vila do Riacho – Aracruz), todos in memorian. Entre estes in memorian também temos os nossos Mestres e Rainhas deste município que participaram destes processo de Revitalização através do Encontro Regional de Bandas de Congo, podemos citar a personalidade marcante do mestre Albino Cassimiro dos Reis – Bino Cassimiro (Banda de Congo Irundi & Piabas), Maria Benedita da Vitoria Vieira – Dita (Congo mirim São Benedito e Bandeira I), Fabrício Lima (Congo Mirim São Benedito e Banda de congo Bandeira I), Santilha Miguel do Nascimento (Banda de congo São Sebastião e São Benedito e congo Konfogo), Geraldo Nieiro (congo Irundi& Piabas) – José Serafim (Festeiro da bandeira de São Benedito) José Serrano (festeiro condutor da Bandeira de São Benedito). Queremos aqui externar nosso agradecimento a memória de tantos que se juntam ao nosso inconsciente para celebrar com o povo humilde capaz de feitos grandiosos.

A honradez de Fábio Samora, João Benedito Palauro Netto, Manoel Benedito Lima, Diana Aparecida Pereira, Dion Kenedes Pereira, Paola Lagharsse, Rogéria Lagharsse, Wallace Alves Machado, Gildo Campos Pratti, Dezolina Demuner, Netto Mofardinni, Marlene Martins de Oliveira, Mestre Aroldo Silva, dentre tantas mãos que construíram o Encontro Regional de bandas de congo nestes vinte anos.